segunda-feira, 30 de abril de 2012

"Discordo"



Me causa muita tristeza e uma angústia muito grande em conversar com pessoas que não estão preparadas para discordar com equilíbrio e sabedoria. É maravilhoso quando conversamos com pessoas que fazem suas colocações em contraponto às minhas, pois é quando temos a oportunidade de ver determinadas questões de um outro ponto de vista, é quando temos a oportunidade de aprender mais... Não somos donos da verdade, de nenhuma verdade ou razão. Ninguém é.
É como obtivemos este crescente do conhecimento humano e sua manipulação na trajetória que o homem percorreu ao longo de toda sua existência, observando, perguntando, discutindo, opondo-se uns aos outros, aprendendo, crescendo e tornando a espécie cada vez mais evoluída.

Mas é claro que se eu afirmasse isso como uma certeza, eu estaria me contradizendo, talvez haja mesmo alguém que saiba tudo, para poder ter certeza sobre algum ponto de discussão.
Quando encontro pessoas que não se dispõem a discordar, discutir e/ou argumentar, fere-me o orgulho de viver em um tempo tão abastado de informações.
E se todos pensássemos iguais? Onde chegaríamos? Quando obteríamos crescimento e com isso evolução? Dentre as vantagens de vivermos em comunidades, gosto de pensar que nenhuma é maior do que a de podermos observar e aprender, por vezes com quem sabe mais e por vezes com quem pensa não ter nada a acrescentar na vida. De qualquer forma, discutir sempre foi e nunca deixará de ser extremamente necessário.  

Nenhum comentário: