quinta-feira, 21 de julho de 2011

PARE OLHE ESCUTE ... Aprenda!

Gosto de pensar na estrada como uma grande professora, uma mestra para a vida.
Muito comumente encontramos analogias da “Estrada” simbolizando o nosso caminho na vida, o trajeto que "temos" que percorrer. O que já é quase um clichê é dizer que a própria “Estrada” é a vida e não um caminho apenas. Mas quantas vezes paramos para observar como a vida transcorre?
Estava dirigindo por um caminho cujo terreno era bastante acidentado e irregular, comecei a pensar que a vida da gente por vezes se parece muito com este tipo de estrada, não há de fato obstáculos que nos façam querer parar, ou desistir de seguir adiante, mas nos perguntamos muito frequentemente, se não poderia ser menos sofrível a viajem.
“Não poderia ser mais confortável?”
“Não poderia ser mais fácil?”
Não demorou muito para que eu percebesse que repentinamente a estrada ficou ainda mais esburacada e com menos terra batida entre as pontas afiadas das pedras, o carro então, começou a trepidar mais e um instante apenas antes de reclamar, me lembrei da placa que eu cruzara há alguns metros, a qual  informava que logo começaria o asfalto. Foi quando eu decidi parar o carro, não por desistência, mas para observar e prestar mais atenção no que a minha querida professora estava querendo me dizer.
Sentado em uma pedra, ali mesmo, no acostamento, comecei a entender que, por conta do fluxo contrario dos carros, os que vinham do asfalto para a estrada de chão, vinham com uma velocidade mais elevada, e ao entrar no terreno sem a proteção do asfalto, este sofria com o impacto dos pneus. Até que eles reajustassem sua velocidade para uma velocidade compativel a um terreno mais acidentado, já se passara mais de 40 metros, assim, espalhando o cascalho mais vigorosamente naquele pequeno espaço.
Entendi porque antes do asfalto a estrada é mais esburacada.
Levantei de onde estava e continuei o meu caminho, e para a vida, o que trago é que não devo me preocupar demasiadamente com as coisas quando estas me parecem desagradáveis ou desconfortáveis. Só o que preciso fazer diante dessas ilusões, é continuar firme, pacientemente, a fim de aproveitar todos os ensinamentos que os muitos professores da vida poderão me ensinar, neste caso minha querida professora a Estrada: “ainda que trepide um pouco mais, logo o caminho ficara firme, macio, suave e seguro”. Terá começado o asfalto.
Se as coisas não estiverem me parecendo confortáveis na vida, por certo, diante dos maiores problemas que me serão apresentados, poderei levantar os olhos e olhar a diante, pois o que é mais certo, é que logo tudo ficará muito melhor.


Tito Martins
21 de Julho de 2011
Porto Alegre, RS - Brasil

Um comentário:

Tito Martins disse...

...Ainda mais,
muito mais do que simplesmente aprender com o que está para nos ensinar, poderíamos começar a descobrir professores e digo uma coisa:
O maior professor que a vida nos pode ter dado é o nosso próprio pensar. Mas é disso que estamos falando, perceber ensinamentos nos olhos de uma criança e nas sábias palavras de um velho, numa folha que cai ou no bater de asas de uma ave que alça voo. E assim caminhamos, buscando entendimento das coisas para então começar a aprender algo com a vida e todas as oportunidades de aprendizado que ela nos oferece.