domingo, 19 de junho de 2011

Nada ou tudo por acaso


Para acreditar mesmo que tudo acontece por um motivo eu precisaria acreditar que não sou eu quem decide os rumos que tomo ou os muitos caminhos que serão percorridos pelos meus passos.
“Nada acontece por acaso!”... é uma afirmação romântica que define o caráter frágil e carente de quem a diz. Não consigo ver esta frase diferente do que a demonstração da esperança de que haja alguém que cuide dos fatos e acontecimentos da vida, além de nos mesmos. Como se alguém mais ou alguma força superior se responsabilizasse pelas escolhas que fazemos e os caminhos que tomamos. Afirmação típica de quem no fundo quer ver sua vida regida por um terceiro, ou precisa que isto seja feito...por uma divindade, ou muitos deuses, ou mesmo o Universo com todas as suas infinitas possibilidades, o importante é que haja esta transferência de responsabilidade.
Entretanto os que afirmam isso com uma divindade nas entrelinhas de suas palavras se esquecem de que junto com o conforto de saber que haveria alguém na posição de protetor, ao mesmo tempo assumiria o posto de algoz ou ainda, somente o espectador. Esoterismo, crendices, (...) sempre trazem junto, em seu assunto, a questão do “Livre Arbítrio” e este isenta quem quer que seja por qualquer que seja os nossos atos. Ou seja: estamos sozinhos com nossas escolhas de qualquer forma.
Os que acreditam no Universo como sendo o responsável pela regência de todas as coisas relacionadas as nossas vidas, precisam lembrar ou aceitar que mesmo o grandioso Universo seria governado pelo caos, onde por sua própria natureza, este lavaria suas mãos em resposta aos que ansiosos olham para cima afim de encontrar respostas nas estrelas.
Muito embora eu tenha uma profunda crença, no meu entendimento de um princípio criador, prefiro nunca afirmar que “NADA ACONTECE POR ACASO!” e me responsabilizar pelas minhas escolhas diante das infinitas possibilidades que me são propostas a cada fração de segundo.   E como esta possibilidades vem até a mim...(?) Bem simples: “TUDO ACONTECE POR ACASO!”.


Tito Martins
20 de Junho de 2011
Porto Alegre – RS, Brasil


3 comentários:

Desbravador de Luz disse...

Se nada fosse por acaso... a força que regeria tal funcionamento complexo de nossas vidas e do universo, seria uma entidade expectadora muito infame... A fraqueza e sensibilidade humana obriga-nos a consolar-nos de nossos erros e decadências, implicando em fenômenos desconhecidos, que expliquem as nossas desgraças e fraquezas. Na realidade ninguém crê nisso, pois se fosse factual, nenhuma pessoa se deseperaria em frente ao indesejado, logo que isto não seria por acaso, então ele deveria convencer-se e não desesperar-se...

Anônimo disse...

É reconfortante para alguém que precisa encontrar uma resposta ou conforto para um fato que lhe é inexplicável pensar que nada acontece por acaso. Concordo que somos responsáveis por nosso destino, mas julgar alguém que não consegue lidar com sua realidade e culpa esta força por suas próprias limitações não seria um pouco cruel?

Tito Martins disse...

Concordo contigo querida amiga Juliana, é cruel sim; ainda mais no ponto de vista de todos nós enquanto dependentes de uma absolvição da consciência. Entretanto, quando começarmos a fortalecer nossa capacidade de tomarmos nossas responsabilidades pela mão e não mais atribuir a mais ninguém, isso passa a ser na verdade, encorajador.