terça-feira, 26 de julho de 2011

...Brilhantismo...

As pessoas estão cada vez mais distantes do senso natural de querer buscar a solução dos problemas como sociedade. Onde deveria ser um quórum, há na verdade uma disputa de quem consegue mostrar mais o poder de persuasão, e na maioria dos casos, muitos fazem silêncio referente às suas VERDADEIRAS opiniões.
‘Em uma reunião entre os dez homens mais inteligentes da terra, o irmão Dr. Pierre expressa a sua justa, paciente e mui eloquente visão. Um irmão do mesmo quórum expõe então sua discordância, quando o Dr. Pierre disse:
- Honorável irmão, tu poderias explanar a respeito, até para que eu possa ter uma melhor compreensão do tema proposto, afim de entender por que um homem tão dotado de inteligência como o senhor descorda da minha forma de pensar e por conseguinte da minha opinião?
O honrado, inteligente porém arrogante homem, então disse sem pestanejar que sobre o tema proposto, ninguém na sala poderia ou deveria ter duvida, e se alguém mais pensasse diferente, é por que não acompanhavam o seu raciocínio por demais avançado, assim não deveriam então compartilhar daquele quórum.
Dr. Pierre então baixou os olhos tristes e compreendeu naquele momento que o honrado e até então admirado homem sentado a sua frente era sim muito inteligente, entretanto burro demais para entender o brilhantismo das diferentes formas de pensar.’

O que eu gostaria que os leitores deste texto entendessem com essa “estorinha” é que pensar diferente não significa que um tenha razão em contrapartida de outros. Até porque, a única verdade absoluta é que nada é tão certo que, com o tempo e compreensão, dado a trajetória do homem, não possa ser provada como um fato diferente do que se tinha. Então sobrará margens para que outros, em outro momento, venham e digam que mais uma vez tudo pode ser diferente. Afinal, tudo que sabemos é fato, até que se prove o contrário.


Tito Martins
26 de Julho de 2011
Porto Alegre, RS - Brasil

  

Um comentário:

Lucilaine Marconatto disse...

Brilhante! O homem somente cresce e percebe as oportunidades quando sua capacidade mental ultrapassa seu próprio espaço, seu próprio campo de visão. No entanto, para que ele consiga este feito, precisa ouvir muito, precisa entender que sua opinião não é única, que sua verdade é somente sua verdade. Um homem culto demonstra seu conhecimento através de sua capacidade de discutir defendendo sua posição, mas também sendo flexível para opiniões e conhecimentos de outrém.